O que esperar do seu bebê nessa fase.
Idade da criança | Habilidades desenvolvidas (a maioria das crianças já faz) | Habilidades em desenvolvimento (metade das crianças faz) | Habilidades avançadas (algumas crianças conseguem fazer) |
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Um mês | • Levanta a cabeça • Reage a sons • Olha fixo para rostos | • Segue objetos com o olhar • Emite sons de vogal ("a", "u") • Enxerga desenhos em branco e preto | • Sorri • Dá gargalhada • Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus |
Dois meses | • Vocaliza sons como "agu" e "arru" • Segue objetos com o olhar • Mantém a cabeça erguida por curtos períodos | • Sorri, dá gargalhadas • Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus • Movimentos ficam menos bruscos | • Segura a cabeça com firmeza • Apóia peso nas pernas • Pode levantar a cabeça e os ombros (miniflexão de braços) |
Três meses | • Dá gargalhadas • Segura a cabeça com firmeza • Reconhece seu rosto e seu cheiro | • Dá gritinhos, faz "agu" e "arru" • Reconhece sua voz • Faz miniflexões de braço | • Vira a cabeça na direção de barulhos altos • Junta as mãos e bate a mão nos brinquedos • Consegue se virar deitada |
Quatro meses | • Segura a cabeça com firmeza • Consegue apoiar o peso nas pernas • Responde com sons quando você fala com ela | • Consegue segurar um brinquedo • Estica o braço para pegar objetos • Consegue se virar deitada | • Imita sons da fala -- "baba", "dada" • Pode aparecer o primeiro dente |
Cinco meses | • Conseguedistinguir cores primárias • Consegue se virar deitada • Consegue se distrair com as mãos e os pés | • Vira na direção debarulhos novos • Reconhece o próprio nome | • Fica um pouquinho sentada sem apoio • Põe objetos na boca • Pode surgir o medo de estranhos • Pode estar pronta para comer alimentos sólidos |
Seis meses | • Vira na direção de sons e vozes • Imita sons, faz bolinhas de cuspe • Rola nas duas direções quando deitada | • Estica o braço para pegar objetos e os põe na boca • Senta sem apoio • Está pronta para alimentos sólidos | • Pode se arrastar para a frente ou começar a engatinhar • Pode "conversar" ou combinar sílabas • Pode puxar objetos em sua direção |
crianças já faz) | Habilidades em desenvolvimento (metade das crianças faz) | Habilidades avançadas (algumas crianças conseguem fazer) | |
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Sete meses | • Senta sem apoio • Puxa coisas em sua direção • Imita sons da fala | • Combina sílabas em sons que parecem palavras • Começa aengatinhar ou se arrastar | • Fica de pé segurando em alguma coisa • Faz tchauzinho • Bate objetos um contra o outro |
Oito meses | • Diz "papá" e "mamá/ã" para os pais (sem especificar) • Começa a engatinhar • Transfere objetos de uma mão para a outra | • Fica de pé segurando em alguma coisa • Engatinha bem • Aponta para objetos | • Levanta sozinha e "anda" segurando nos móveis • Pega coisas pequenas com o movimento de pinça, entre o polegar e outro dedo • Mostra o que quer com gestos |
Nove meses | • Combina sílabasem sons que parecem palavras • Fica de pé segurando em alguma coisa | • Usa o movimento de pinça para pegar coisas pequenas • Anda pela casa apoiada nos móveis • Bate objetos um contra o outro | • Participa de brincadeiras com gestos • Diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa (pai e mãe) |
Dez meses | • Dá tchau com a mão • Pega coisas com o movimento de pinça • Engatinha bem • Anda segurando nos móveis | • Diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa (pai e mãe) • Responde ao nome e entende o "não" • Mostra o que quer com gestos | • Bebe líquidos no copo • Fica em pé sozinha por alguns segundos • Coloca objetos dentro de um recipiente |
Onze meses | • Diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa (pai e mãe) • Participa de brincadeiras com gestos • Fica de pé sozinha por alguns segundos | • Imita as ações dos outros • Coloca objetos dentro de um recipiente • Entendeinstruções simples | • Bebe líquidos no copinho • Diz uma palavra além de "mamá/ã" e "papá" • Quando em pé, consegue se inclinar |
Doze meses | • Imita as ações dos outros • Diz sons parecidos com palavras • Mostra com gestos o que quer | • Diz uma palavra além de "mamá/ã" e "papá" • Dá alguns passinhos • Entende e cumpre instruções simples | • Rabisca com giz de cera ou lápis • Anda bem • Diz duas palavras além de "mamá/ã" e "papá" |
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