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domingo, 10 de abril de 2011

Tabela dos Marcos de Desenvolvimento - 1 a 12 meses

O que esperar do seu bebê nessa fase. 

Idade da criançaHabilidades desenvolvidas
(a maioria das crianças já faz)
Habilidades em desenvolvimento
(metade das crianças faz)
Habilidades avançadas
(algumas crianças conseguem fazer)
Um mês• Levanta a cabeça
• Reage a sons
• Olha fixo para rostos
• Segue objetos com o olhar
• Emite sons de vogal ("a", "u")
• Enxerga desenhos em branco e preto
• Sorri
• Dá gargalhada
• Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus
Dois meses• Vocaliza sons como "agu" e "arru"
• Segue objetos com o olhar
• Mantém a cabeça erguida por curtos períodos
• Sorri, dá gargalhadas
• Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus
• Movimentos ficam menos bruscos
• Segura a cabeça com firmeza
• Apóia peso nas pernas
• Pode levantar a cabeça e os ombros (miniflexão de braços)
Três meses• Dá gargalhadas 
• Segura a cabeça com firmeza
• Reconhece seu rosto e seu cheiro
• Dá gritinhos, faz "agu" e "arru"
• Reconhece sua voz 
• Faz miniflexões de braço
• Vira a cabeça na direção de barulhos altos
• Junta as mãos e bate a mão nos brinquedos
• Consegue se virar deitada
Quatro meses• Segura a cabeça com firmeza
• Consegue apoiar o peso nas pernas
• Responde com sons quando você fala com ela
• Consegue segurar um brinquedo
• Estica o braço para pegar objetos
• Consegue se virar deitada
• Imita sons da fala -- "baba", "dada"
• Pode aparecer o primeiro dente
Cinco meses• Conseguedistinguir cores primárias
• Consegue se virar deitada
• Consegue se distrair com as mãos e os pés
• Vira na direção debarulhos novos
• Reconhece o próprio nome
• Fica um pouquinho sentada sem apoio
• Põe objetos na boca
• Pode surgir o medo de estranhos
• Pode estar pronta para comer alimentos sólidos
Seis meses• Vira na direção de sons e vozes
• Imita sons, faz bolinhas de cuspe
• Rola nas duas direções quando deitada
• Estica o braço para pegar objetos e os põe na boca
• Senta sem apoio
• Está pronta para alimentos sólidos
• Pode se arrastar para a frente ou começar a engatinhar
• Pode "conversar" ou combinar sílabas
• Pode puxar objetos em sua direção



crianças já faz)Habilidades em desenvolvimento
(metade das crianças faz)
Habilidades avançadas
(algumas crianças conseguem fazer)
Sete meses• Senta sem apoio
• Puxa coisas em sua direção
• Imita sons da fala
• Combina sílabas em sons que parecem palavras
• Começa aengatinhar ou se arrastar
• Fica de pé segurando em alguma coisa
• Faz tchauzinho
• Bate objetos um contra o outro
Oito meses• Diz "papá" e "mamá/ã" para os pais (sem especificar)
• Começa a engatinhar
• Transfere objetos de uma mão para a outra
• Fica de pé segurando em alguma coisa
• Engatinha bem
• Aponta para objetos
• Levanta sozinha e "anda" segurando nos móveis 
• Pega coisas pequenas com o movimento de pinça, entre o polegar e outro dedo
• Mostra o que quer com gestos
Nove meses• Combina sílabasem sons que parecem palavras
• Fica de pé segurando em alguma coisa
• Usa o movimento de pinça para pegar coisas pequenas
• Anda pela casa apoiada nos móveis
• Bate objetos um contra o outro
• Participa de brincadeiras com gestos
• Diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa (pai e mãe)
Dez meses• Dá tchau com a mão
• Pega coisas com o movimento de pinça
• Engatinha bem
• Anda segurando nos móveis
• Diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa (pai e mãe)
• Responde ao nome e entende o "não"
• Mostra o que quer com gestos
• Bebe líquidos no copo
• Fica em pé sozinha por alguns segundos
• Coloca objetos dentro de um recipiente
Onze meses• Diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa (pai e mãe)
• Participa de brincadeiras com gestos
• Fica de pé sozinha por alguns segundos
• Imita as ações dos outros
• Coloca objetos dentro de um recipiente
• Entendeinstruções simples
• Bebe líquidos no copinho
• Diz uma palavra além de "mamá/ã" e "papá"
• Quando em pé, consegue se inclinar
Doze meses• Imita as ações dos outros
• Diz sons parecidos com palavras
• Mostra com gestos o que quer
• Diz uma palavra além de "mamá/ã" e "papá"
• Dá alguns passinhos
• Entende e cumpre instruções simples
• Rabisca com giz de cera ou lápis
• Anda bem
• Diz duas palavras além de "mamá/ã" e "papá"

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