Sejam todos bem vidos!!!

Sejam Bem Vindos a essa dádiva divina que é ser Mãe...

Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de abril de 2011

Bebês que tem Rotina dormem Melhor!!!!

Bebês que tem rotina dormem melhor!

Desde a Faculdade,como disse sou pedagoga lembro-me das minhas professoras sempre falarem da importância da ROTINA para as crianças,ao logo da minha experiência como professora pude constatar ainda mais sua importância  ; Nesses 6 quase meses de vivência como Mãe aprendi uma coisa sobre sono, alimentação e como educar e concluí que: realmente o bebê precisa de rotina


Desde recém nascida, já fui introduzindo aos poucos uma rotina de horário para ela,procurei adequar aos horários da maternidade. Para que o bebê se sinta seguro e amado, é importante estabelecer limites.

Tudo começa com os horários dos banhos, porque tão pequenininho assim não dá pra controlar as mamadas. Eu sempre dei um banho na Sarah pela manhã (antes do almoço) e outro a noite por volta de 22h (antes de dormir)... isso quase sempreeeeee!!! Até hoje é assim e ela se acostumou com isso, vai chegando a hora, se não cumpro ela vai ficando enjoadinha, porque precisa dessa segurança. A partir dos 2 meses já dá para conduzir a rotina para as mamadas, seja aleitamento materno ou artificial o ideal é que o bebê mame em um intervalo de 3 horas.

O segundo passo que introduzi na educação da Sarah foi as rotinas de sono, que eu atrelei basicamente aos meus horários . No calor dou 3 banhos  (apenas um com sabonete e xampu porque a pele do bebê até um ano é muito sensível). Os banhos sempre são seguidos de mamada e logo vem o soninho coloco pra dormir. Funciona super bem, e garanto que isso dá certo com qualquer bebê.

Outra coisa é que o bebê precisa dormir sempre no mesmo lugar, nada de colocar ele na sua cama um dia, outro dia no sofá, no berço, carinho, cercadinho.... Coloquei a Sarah no carrinho apenas na primeira semana,pois tinha feito cesariana e estava com dificuldade para levantar. E depois disso ela já foi dormir no seu bercinho....

Rotina, dá segurança ao bebê!!

Quando ela crescer a rotina fará dele uma criança organizada, obediente, e os problemas com horários serão menores porque já terão virado hábito, assim como as outras rotinas normais do dia.(Assistam Super Nane)

Imagine o seguinte, um dia você dá banho num horário, outro dia em outro, cada hora ele alimenta em hora diferente, num lugar difetente e não tem hora definida para dormir... isso vira uma anarquia. O bebê não tem capacidade de criar sua própria rotina, isso depende de você, e ele agradece muito por isso, porque torna a vida dele mais fácil e ele mais feliz.

Basicamente o que precisa ser feito é se organizar, ter uma rotina adequada aos horários da família. Por exemplo, se vocês almoçam meio dia, é ideal organizar uma mamada do bebê para próximo desse horário, e quando estiver almoçando papinha ele coma no mesmo horário que a família, de preferência no lugar que a família faz as refeições.

Assim, o bebê vai entrando no rítmo da casa e fará automáticamente a rotina. 

De 0 a 3 meses: Organize a rotina do bebê de uma forma mais ou menos organizada. Vai aos poucos fazendo sempre as mesmas coisas no mesmo horário, comece pelos banhos, controle as sonecas e depois a alimentação. Aos poucos, torne os horários mais fixos, como dar banho sempre na mesma hora ou trocar as fraldas depois das mamadas.

Crie uma rotina consistente para a hora de dormir. Ao fazer as coisas da mesma forma todas as noites e sensivelmente à mesma hora ajuda o seu bebé, que não consegue ver as horas, a aperceber-se de que está na hora de dormir. Exemplo: dar o banho, mudar de roupa, dar de comer, embalar até ficar sonolento e depois deitar no berço.
Prepare o quarto para dormir. Quando coloca o seu bebé na cama, as luzes devem estar apagadas e as cortinas puxadas. Utilize uma luz de cabeceira ou de presença para ter luz suficiente para ver o que faz. Mantenha o quarto silencioso ou utilize um aparelho gerador de ruído branco ou uma música de embalar para bloquear os sons do resto da casa.
Não espere até o bebé adormecer nos seus braços. Deite o bebé quando este estiver sonolento, mas ainda acordado. Isto vai ajudá-lo a aprender a adormecer por si só, sem ter de ser embalado ou amamentado para dormir. Se o bebé acordar mais tarde, poderá adormecer sozinho sem chorar para ser embalado.

De 3 a 6 meses: Continue com a rotina diária, com horários para higiene, alimentação, passeios e sono, agora mais regulares e fixo. O bebê já entrou no rítmo das 24 horas e já reconhece as diferenças entre dia e noite. 


De 6 meses a 1 ano: Se você foi fiel a rotina, verá que o bebê faz sempre tudo no mesmo horário sempre e o melhor ele tem necessidade disso. Agora já é hora de introduzir o “não pode, machuca” para essa etapa de educação. Use frases curtas, com voz baixa e firme. Você estará ensinando a obediência e sua autoridade ao bebê. Não deixe para fazer isso mais tarde, esse é um momento de muito aprendizado e aprender certo fará toda a diferença e você não terá que reeducá-lo mais tarde.


De 1 a 2 anos: Ele vai precisar de limites físicos, como um obstáculo qualquer que o impeça de chegar perto de lugares perigosos dentro de casa. Prepare-se para ver cara feia e choro. Mas continue mostrando quem tem autoridade. Não retire nada do lugar, apenas coisas perigosas. O bebê deve aprender sobre limites, que tem coisas que estão ali para não ser mexidas. Retirar tudo do lugar, descaracterizar sua casa por causa do seu filho não vai educá-lo. Faça isso e não terá problemas na sua casa e principalmente quando for visitar alguém.

Minha Princesinha, é muito bonzinha... não dá trabalho nenhum, ele dorme todos os dias no mesmo horário, às 22h e só acorda às 6h pra mamar.  Durante o dia ele dá duas sonequinhas após o banho da manhã e a tarde.
 Quando se aplica a rotina, você não se perde, se o bebê chora você sabe se está perto da mamada, se está com sono ou simplesmente entediado por um passeio, isso tudo é possível porque a rotina dá a você e a ele a segurança.
Tente colocar em prática! 
Já postei aqui a rotina que criei para Sarah 

Nenhum comentário: