Sejam todos bem vidos!!!

Sejam Bem Vindos a essa dádiva divina que é ser Mãe...

Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SOPAS E PAPINHAS

Não precisa de sal
O melhor mesmo é não colocar sal em nada.

sugestão de legumes iniciais:

Mandioquinha, abóbora (pode ser moranga, japonesa), cenoura, batata...Pra começar. Sabe por quê? Porque a ervilha, por exemplo, pode provocar gases de início, assim como a batata doce. Á menos que você coloque bem pouco. Tipo 3/4 de batata comum e 1/4 de batata-doce, por causa do saborzinho que os bebês adoram.

Outras como vagem, abobrinha e mesmo o quiabo podem ser colocadas assim que começar a fazer com mais de um legumes, mas não vão causar qualquer problema se unidos já no início, assim como o chuchu.

O espinafre, segundo pesquisas, possui um componente que rouba cálcio do organismo pois contém oxalato, e nunca deve ser consumido cru., por isso é melhor deixar pra depois. O bom é alface (só atenção pois alface demais dá sono antes da hora), rúcula e couve, que é rica em nutrientes e tem ferro.

Tem ainda couve-flor, nabo, chicória e brócolis para cremes.

Também deixe as ervas frescas pra depois. Pelo que sei, o coentro é a que exige maior atenção. O Nirá não tem problema, desde que colocado bem pouco. Depois, dá pra usar orégano também.

Uma receita fácil no vapor é feita com abóbora ou mandioquinha.
É só colocar para cozinhar, depois de retirar a casca, e amassar com o garfo. A Abóbora, se tiver com muitas fibras, você bate no liquidificador com um mínimo de água. Não precisa de mais nada. A mandioquinha, por sua vez, tem umas que acabam pedindo um pouco de sal.

Só uma coisa: todo vegetal amarelo é rico em betacaroteno (cenoura, abobora, etc), então é bom atenção pra não dar demais pois pode prejudicar a saúde do bebê.
Procure variar pelas cores dos alimentos.

Alimentos para intestino preso:

primeiro, água para quem já se alimenta com mais que leite, e principalmente leite em pó, que resseca as fezes e dá constipação.

E também lembrando: se o bebê tem intestino preso, não comece com maçâ, preferindo o mamão raspadinho.

Suco de laranja diluído ajuda, cerca de meia hora antes da papinha salgada após a segunda semana da alimentação com colher.

evite açucar refinado/branco e prefira o mascavo que tem fibras e nutrientes mais eficazes.

não dê pão francês e quando os dentes já estiverem mais á mostra comece com pão integral que tem sementes oleaginosas como linhaça, gergelim, etc, ótimas para prisão de ventre.

as verduras são excelentes para ajudr no trabalho intestinal. Não cozinhe pois perdem a vitamina C. Coloque nas papinhas, bem picvadinhs, no final do cozimento: couve, repolho ou alface. Separe parte da comida e misture, e não coloque em toda ela pois se o bebê não gostar você não perde tudo.

Algumas folhinhas de salsinha são sempre muito boas para acrescentar clorofila e vitamina C ás refeições, e também ajudam o trabalho intestinal.


Creme de brócolis
1 brócolis bem lavado. Coloque com as flores viradas para dentro da tigela e deixe uns cinco minutos, em água com 1/2 colher de chá de bicarbonato. Depois, separe os talos menores. Separe o caule que sobra, desnudo, pique em rodelas pequenas e coloque pra cozinhar com os talos.
1/2 Tofu,
1 colher (sopa) de farinha de aveia (ou trigo, se preferir)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/4 cebola média. Corte em cubos pequenos ou rale
800 ml de água/ 4 copos.
sal a gosto
Cozinhe o brócolis até que os caules, mais duros estejam macios. Para que as flores não desmanchem, coloque por último no fogo. Retire do fogo, escorra a água e pique com a faca, em pedaços bem pequenos. Coloque no liquidificador com o tofu, a farinha, e o sal. Bata até ficar cremoso.
A seguir, coloque o azeite de oliva e a cebola, e passe água por cima. Refogue, sem deixar a cebola amarelar, e acrescente a mistura do liquidificador e o sal. Abaixe o fogo, mexendo sem parar, até que vire um creme. Deixe esfriar



Sopas e Cremes
sopa com caldo ralo, sem cor e com um gosto meio assim ninguém gosta, o que dizer uma criança. O caldo mais grosso sempre é mais atrativo. Colocar parte das batatas no início do cozimento é o ideal. Se faz com proteína animal, refogue primeiro a carne e em seguida acrescente os tomates picados e as batatas que separou. Cincominutos depois,os outros ingredientes. Até que tudo fique cozido, a batata se dissolve e engrossa o caldo. Pode ser feito também com mandioca, mandioquinha...

O sal deve ser colocado no início do cozimento. Para apurar, só quando estiver cozido, e bem pouco. Beterraba com sal tem que se entender com ela, senão, fica com um gosto... Berinjela e abobrinha também, por isso algus legumes não suportam muito a combinação com sal sem perderem o gosto.

Salsinha e outros verdes devem entrar como tempero após desligar o fogo, ou segundos antes. No início, os valores nutricionais se perdem completamente.


Creme de abóbora com trigo integral
Deixe cerca de 200g de trigo integral de molho por no mínimo 4 horas. Cozinhe a seguir até que fiquem macios. Reserve.

Cozinhe a abóbora no vapor |(se não tiver uma panela, coloque o escorredor de macarrão tampando a boca de uma panelça do mesmo diâmetro. Coloque o que escolher na parte do escorredor e tampe. Na parte da panela coloque água apenas).

Corte a abóbora em pedaços médios. Não despreze as sementes. Retire e deixe cozinhar também. Refogue um dente de alho no azeite ou canola, sem deixar que dourem, para não queimar com a abóbora. Coloque a abóbora e 1/4 de copo de água. Mexa bem e tampe. Não coloque sal.

Quando a abóbora estiver pronta, bata no liquidificador:
1/2 copo de água
parte da abóbora cozida
2 folhinhas de salsinha ou nirá
ou um pedaço mínimo de gengibre cru

Misture com o trigo cozido. Pronto.
Se quiser experimentar, bata uma parte do trigo com a abóbora. Gosto interessante


Caldo de feijão branco
2 xícaras de chá de feijão branco cozido
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
1 colher de chá de salsinha bem picada

1 xícara de chá de caldo de galinha , de preferência feito em casa. refogue cebola em óleo de canola e cozinhe 150g de peito de frango bem picado, com duas sobrecoxas. Coloque 1/2 copo de água quando o frango estiver parcialmente cozido. Acrescente 1 beterraba picada bem pequeno. Tampe. Coloque mais 2/3 de copo de água. Deixe cozinhar bem. Vá acrescentado um dedo de água, aos poucos se alcançar a altura dos ingredientes na panela. Quando o frango estiver desmanchando, desligue o fogo, apure o sal e coloque ervas de preferência. Retire os pedaços de carne e utilize o caldo).

Coloque numa panela a metade do azeite de oliva e a cebola. Refogue, mexendo com a colher de pau. Junte o feijão, o caldo de galinha, 3 xícaras de chá de água e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até ferver.
Retire do fogo. Coloque no liquidificador, bata por cerca de um minuto. Regue com o azeite de oliva

Frango com mandioca e aveia

INGREDIENTES
1 cebola pequena, ralada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
350 g. de peito de frango cortado em cubos
1 tomate picado
1 mandioca cozida
½  litro de água
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de aveia
sal a gosto

Doure a cebola no azeite de oliva e acrescente o frango e o tomate. Cozinhe em fogo baixo com 01 xícara (chá) de água por 20 minutos. Reserve.
No liquidificador, bata a mandioca com o leite e despeje sobre o frango. Junte o sal, a salsinha e a aveia. Deixe no fogo, mexendo sempre, até ferver. Retire e sirva em seguida.

creme de mandioquinha com frango
Ingredientes
4 mandioquinhas grandes em cubinhos
300 gs. de peito de frango cortado em cubinhos pequenos
½ xícara (chá) de cheiro verde picado
½ xícara (chá) de cebola
1/2 dente de alho
½ colher (sopa) de óleo de azeite
4 colheres de arroz cozido
sal à gosto
Água

Modo de Fazer

Coloque o óleo em uma panela e acrescente o alho. Antes que comece a fritar acrescente o frango e mexa. A água do frango fará com que frite levemente. Coloque a cebola e mexa novamente. Aguarde cinco minutos e acrescente as mandioquinhas, mexendo sempre. Quando começar a secar a água, coloque, aos poucos, cerca de 100ml de água.Mexa de vez em quando e acrescente água conforme a necessidade. Coloque o sal. Quando a mandioquinha estiver cortando com colher acrescente o restante do cheiro verde, e desligue em seguida. Tampe.
Depois:
Deixe esfriar e bata no liquidificador com o arroz, utilizando o molho que se forma do cozimento. Acrescente cerca de 50ml de água, se preciso.

Canja de galinha
1/2 kg de peito em cubos pequenos
ou 04 sobrecoxas de galinha.
1 litro de água mineral ou filtrada
Meia cebola média picada
Óleo de azeite puro
Duas xícaras grandes de cenoura, inhame e vagem picados
ou
outros legumes de sua preferência: batata, mandioquinha, beterraba, chuchu, batata-doce, etc.
1/2 colher de chá de gengibre ralado
Quatro folhas de couve picada
Coentro ou salsinha ou Nirá, cebolinha, orégano, hortelã ou manjericão, à gosto.
Uma xícara de arroz, de preferência já cozido.
Sal a gosto
Coloque o azeite e a cebola na panela. Refogue, sem deixar a cebola queimar. Coloque os pedaços do frango. Mexa deixando fritar por igual. Coloque 50 ml da água e tampe. Deixe cozinhando por cinco minutos em fogo médio. Coloque os legumes cortados. Primeiro os mais duros, como batata e cenoura, o chuchu por último, se for utilizar. Ao final, o gengibre. Deixe cozinhar em fogo baixo, por cerca de vinte e cinco minutos, em panela semi tampada. Então é a vez do arroz. Por fim, coloque sal, e por último a couve e os temperos frescos.

Creme de Couve-flor e Feijão Branco
1 cebola picada
3 xícaras (chá) de couve-flor
1 xícara (chá) de feijão branco cozido
1 litro e meio de água
Caldo de legumes
2 colheres (chá) de manjerona fresca
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até ferver. Mexa, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela entreaberta, por cerca de 30 minutos. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte ao fogo para esquentar e se quiser polvilhe salsa picada antes de servir

Creme de Batata e Brócolis
600g de batata picada
Caldo de legumes
1 colher (chá) de raspas de casca de laranja
1 colher (chá) de azeite de oliva (3g)
2 dentes de alho amassados
2 xícaras de brócolis picado (300g)
½ xícara (chá) rasa de creme de leite light (100g)
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada (10g)

Caldo Básico de Frango


Ingredientes

4 cravos-da-índia
1 cebola grande (150g)
1 peito de frango com osso, sem a pele (400g)
1 carcaça de frango, sem a pele (250g)
2 dentes de alho (6g)
1 cenoura (120g)
2 talos de salsão (60g)
1 maço de cheiro verde (200g)
Sal a gosto
5 litros de água

Modo de preparo:

Espete os cravos-da-índia na cebola e coloque em uma panela com o restante dos ingredientes. Adicione a água e leve ao fogo para cozinhar por cerca de 1 hora, em fogo baixo, escumando de vez em quando. Espere amornar, coe em uma peneira e empregue. Utilize o peito de frango e os vegetais para outras preparações.

Dicas:
Você pode guardar este caldo no freezer e utilizá-lo quando precisar. Divida o caldo nas porções desejadas, colocando-o em embalagens de plástico rígido, próprias para congelamento. Feche bem, etiquete e congele por até 3 meses. Para descongelar, retire do freezer e coloque na geladeira por cerca de 6 horas ou coloque direto em uma panela, e aqueça em fogo baixo até que fique líquido novamente.

caldo de macarrão com batata doce
1 batata-doce
1 inhame médio
1 beterraba
2 tomates sem pele e sementes picados
100g de macarrãozinho cozido á párte
150g de trigo integral cozido (deixar de molho para cozinhar)
1/4 de cebola média picada
azeite
1/2 copo de água mineral/ filtrada
refogue a cebola no azeite, sem deixar queimar, e coloque os tomates, quando formar um caldo acrescente a batata, inhame e beterraba (tudo bem picadinho, em cubinhos pequenos). Tempere com sal e tampe, abaixando o fogo. Cerca de 15 minutos está pronto.Daí junte o macarrão e o trigo. Mexa bem. Pode ser comido assim, ouvá adicionando água aos poucos e coloque umaparte noliquidificador. Bata até formar um creme homogêneo. Fica muito gostoso.

Sopinha de Cenoura com Couve
2 cenouras médias cortadas em cubinhos pequenos
2 folhas de couve bem lavadas e cortadas em tiras pequenas
1/2 cebola picada em cubinhos
1 colher de sopa de arroz previamente cozido
1 colher de sopa de óleo de oliva
sal á gosto

Coloque a ´cebola é o óleo na panela. Mexa e antes que doure a cebola coloque a cenoura pra cozinhar. Quando estiver macia, acrescente as folhas de couve e o sal, e em seguida o arroz. Mexa bem e deixe cozinhar até o ponto da cenoura estiver cortando.
Se o bebê não mastiga, passe na peneira fina.
Se mastiga, basta amassar com o garfo.

Sopinha de Batata com Espinafre
2 batatas médias descascadas e cortadas em cubinhos pequenos
Vária folhas de espinafre bem lavadas e cortadas em tiras
1/4 cebola picada em cubinhos
1 colher de sopa de arroz previamente cozido
1 colher de sopa de óleo de oliva
sal á gosto

Faça como a receita anterior, substituindo a cenoura e a couve pelo espinafre e batata. Uma dica é cortar a batata em rodelas grossas, partidas ao meio. Adicione o arroz, mexendo bem.
Passe na peneira fina para os pequenininhos
e amasse para os maiores,podendo acrescentar ainda algumas ervas como salsinha ou nirá ao tempero.


sopa de abóbora e feijão branco:
500 gr de abóbora japonesa em cubos médios
1 colheres de chá de azeite
2 tomates maduros
1 de cebola picada
Caldo de legumes
1/2 colher de hortelã fresca
1 xícara de feijão branco cozido(s)
Tempero á gosto: salsinha, nirá, etc

Refogue a a cebola no azeite e junte a abóbora em seguida. Depois, os tomates e deixe refogar por cerca de 5 minutos. Regue com o caldo de legumes e deixe cozinhar em fogo baixo até amaciar.
Espere amornar e bata no liqüidificador.
Coloque a mistura na panela com o feijão e deixe encorpar. Na hora de servir, polvilhe a erva escolhida.

Nenhum comentário: