Sejam todos bem vidos!!!

Sejam Bem Vindos a essa dádiva divina que é ser Mãe...

Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mingaus não são indicados para menores de 1 ano

Mingaus não são indicados para menores de 1 ano

Excesso de açúcar foi encontrado nas marcas de preparo instantâneo vendidas no mercado
A equipe da Pro Teste – Associação de Defesa do Consumidor resolveu testar os mínguas vendidos nas prateleiras dos supermercados brasileiros. 14 complementos alimentares à base de cereais para fazer mingau foram testados — de arroz, milho, aveia e multicerais. O resultado não foi nada animador.Nenhum produto não é recomendado para crianças com menos de 1 ano de idade devido ao excesso de açúcar presente nas fórmulas analisadas. A única exceção é a aveia Quaker que não é um preparado especial para mingaus.

Já para as demais faixas etárias, há algumas opções, desde que o alimento seja um complemento alimentar e não a principal fonte. Ou seja, não substituem o almoço e o jantar, mas podem representar um lanche. Lembre ainda que, embora nosso teste tenha como foco o mingau, alguns produtos avaliados também podem ser utilizados em outros pratos na cozinha.

A Organização Mundial de Saúde recomenda o leite materno como único alimento completo para manter o crescimento e a boa nutrição nos seis primeiros meses de vida. Mas, após os 6 meses, a criança passa a consumir também outros alimentos, entre eles, o famoso mingau, sempre sob a orientação de um nutricionista ou pediatra.
Ferro — Todos os rótulos apresentam as informações obrigatórias por lei. Porém, uma informação que consideramos importante e apenas um rótulo tem é a data de fabricação. O produto que traz a data de fabricação é o Cerealon de milho, mas ele é também o único em que as informações nutricionais aparecem bastante confusas: são baseadas em uma dieta para adultos e as porções divergem.

De modo geral os produtos traziam mais nutrientes do que informavam no rótulo. Isso é bom, pois algumas vitaminas são sensíveis ao calor e se perdem durante o preparo do alimento. A legislação para alimentos fortificados e enriquecidos permite a sobredosagem de nutrientes para garantir a quantidade especificada na rotulagem.
Por outro lado, há alguns nutrientes que aparecem em maior quantidade no rótulo do que realmente encontramos nas análises laboratoriais. O Mucilon Arroz, por exemplo, contém quase 90% a menos de vitamina B3 do que declara no rótulo. Para saber o teor real de vitaminas e minerais de cada produto testado, acesse o site www.proteste.org.br.

Nas análises laboratoriais foram analisadas a adequação nutricional de acordo com a faixa etária. Todos os produtos Mucilon testados se dizem recomendados a partir dos 6 meses de idade. Porém, pela quantidade de açúcar presente, esses cereais só são adequados para crianças bem mais velhas, acima de 4 anos. O Cremogema tradicional deve ser consumido apenas por crianças a partir de 7 anos, pelo mesmo motivo.
O Cerealon de milho e o Neston 3 Cereais também merecem um alerta. Mesmo não indicando nenhuma idade específica e a tabela nutricional ser baseada numa dieta de 2.000 kcal (a de um adulto), sabemos que esses produtos também são consumidos por crianças. Contudo, não são adequados para elas: contêm muito açúcar e, no caso do Neston, também apresenta excesso de sódio.

A equipe ressaltou que nem todos os produtos trazem a indicação por faixa etária. Por esse motivo, a equipe analisou  os componentes nutricionais para verificar para qual faixa etária o alimento seria indicado.

As crianças se acostumam com o sabor doce dos alimentos exatamente pelo fato de comidas muito doces serem inseridas na alimentação desde muito cedo.
Além disso, esses produtos são apenas complementos, e, por terem o carboidrato como componente principal, já apresentam grande potencial de contribuir para a obesidade infantil, se consumidos em excesso. O Cerealon é, disparado, o produto com maior quantidade de açúcar.

Por isso a Pro Teste iniciou uma campanha em favor de uma alimentação infantil mais saudável. Avaliamos também a higiene dos produtos. Foram encontrados alguns fragmentos de insetos nos produtos Cerealon de milho, Mucilon Multi Cereais e Neston 3 Cereais.

Vale salientar que esses fragmentos não causam dano à saúde do consumidor, mas seus fabricantes poderiam reduzir ou até eliminar os fragmentos com um maior rigor no controle de qualidade da matéria-prima. 

Nenhum comentário: